Notícias

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Semana Nacional de Trânsito termina com mais de 8 mil pessoas alcançadas em 9 municípios


30 de Setembro de 2024 às 12:09
Foram realizadas diversas ações no período de 18 a 25 de setembro
Roberto Felippe Santiago | Detran-MT


Kamila Nascimento / Detran-MT
A | A

A Semana Nacional de Trânsito foi concluída em Mato Grosso com mais de 8 mil pessoas alcançadas em nove municípios do Estado, no período de 18 a 25 de setembro.

Ao longo da semana, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu diversas ações com foco em sensibilizar a população sobre boas práticas de conduta e segurança ao trafegar no intuito de diminuir o número de sinistros de trânsito, especialmente os com vítimas fatais.

Foram realizadas palestras orientativas, blitze educativas, Pit Stop educativo, abordagem ao cidadão, ação integrada Amigo da Rodada, Caminhada pela Paz, Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), além de outras ações pontuais em várias cidades do Estado. 


 

As atividades foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande e também nos municípios do interior como Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, com apoio das Ciretrans e forças de Segurança locais.

A diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, destacou o compromisso com as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

“Exercer a cidadania no trânsito é o caminho mais eficaz para prevenir sinistros e salvar vidas. A Semana Nacional do Trânsito mostrou a força da sensibilização, especialmente entre os jovens, e reforça nosso compromisso com as metas do PNATRANS, promovendo comportamentos seguros e responsáveis. Continuaremos trabalhando para que, juntos, possamos reduzir as fatalidades nas vias e construir um trânsito mais humano e seguro para todos”, destacou.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, assinala a relevância da Semana Nacional no trabalho de sensibilização para a segurança no trânsito. “A maior prevenção para sinistros no trânsito é por meio de ações educativas, levando conhecimento e orientações a motoristas e pedestres. Por isso a importância de trabalhar a mudança de pensamento e condutas, inclusive de crianças a jovens, para evitar as fatalidades no trânsito”.