Detran-MT recebe certificação bronze do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
24 de Abril de 2025 às 15:15
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a certificação demonstra o compromisso dos servidores da Autarquia com a excelência na administração pública, ao atender de forma eficaz aos requisitos de governança, sustentabilidade e valor público

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) recebeu, no início do mês, o certificado na categoria bronze do nível de maturidade do modelo de governança e gestão pública. A certificação foi do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação.
O modelo de governança e gestão pública tem como propósito avaliar o aprimoramento da governança e gestão dos órgãos e entidades, principalmente aos entes da federação que operacionalizam as transferências e parcerias com a União.
O uso do modelo possibilita que órgãos e entidades públicas implementem ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento e a adequação de práticas e dos resultados atuais, ao realizar o alinhamento aos requisitos do Gestãopublicagov.br.
Conforme a gestora do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados do Detran-MT, Danielle Almeida Kormann, essa é a primeira vez que a Autarquia participa da avaliação externa pelo Governo Federal, sendo premiada com a categoria Bronze 3. “Os trabalhos continuam para que no próximo ciclo alcancemos a certificação máxima, que é a categoria Bronze 4”, destacou.
O diretor de Administração Sistêmica do Detran-MT, Paulo Henrique Lima Marques, falou sobre a importância do certificado. “Essa certificação concedida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos é um marco significativo no processo contínuo de aprimoramento da gestão pública no Estado”, falou.
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a certificação demonstra o compromisso dos servidores da Autarquia com a excelência na administração pública, ao atender de forma eficaz aos requisitos de governança, sustentabilidade e valor público.
Para que a avaliação do órgão seja aceita, é necessário comprovar a constância dos trabalhos através dos instrumentos que compreendem o ciclo de avaliação bienal, denominado Requisitos para Certificação do Nível de Maturidade da Governança e da Gestão.
Estes requisitos formam um conjunto de iniciativas efetivamente implementadas e que viabilizaram as práticas de governança e de gestão de atendimento. Após atendimento dos requisitos, a avaliação se desdobra na análise de 7 critérios: governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público.