O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realiza, desta terça-feira (24.10) até a próxima quinta-feira (26.10), o Encontro Anual de Ciretrans, Postos e Núcleos de Atendimento da Autarquia. O evento, realizado pela Diretoria de Suporte às Regionalizadas e Desconcentradas em parceria com a Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito, ocorre no auditório da sede do Detran, em Cuiabá.
Estão participando do encontro 84 servidores lotados nas Ciretrans, agências municipais e núcleos de atendimento do Estado.
Na abertura do evento, o presidente do Detran de MT, Gustavo Vasconcelos, explanou aos servidores sobre alguns projetos do Detran que estão em andamento e uma série de inovações na parte de sistema que já foram implementadas na vistoria, estampagem de placas e autoescolas, como o sistema de telemetria.
“Que possamos cada vez mais elevar o nome do Detran e prestar serviço de qualidade e segurança para os cidadãos mato-grossenses”, falou o presidente.
A coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT, Renata Freitas, destacou que o Detran executa suas atividades através das pessoas e que os servidores são um elo importante na busca da melhoria do atendimento e da segurança viária no Estado.
“Desejamos que sejam dias de profundo aprendizado e conhecimento, além de uma oportunidade para troca de experiências de melhores práticas nas unidades”, disse.
O diretor de Suporte às Regionalizadas e Desconcentradas, Loester Siqueira, explicou que, antes do encontro, foi realizada uma pesquisa para saber quais eram as maiores dificuldades enfrentadas pelos servidores que atuam nas unidades descentralizadas do Detran.
“De modo que esse encontro então foi elaborado para trazer informações sobre os principais assuntos e informações mais demandados pelos servidores das unidades à sede. E é uma ótima oportunidade para conhecerem e estarem mais próximos aos setores da sede e sanaram suas dúvidas”, explicou.
Um dos participantes do encontro é o chefe da 5ª Ciretran de Várzea Grande, Vandeilton Pereira Barbosa. Segundo ele, o evento é importante para a integração e aprendizado. “Serão três dias de muita troca de informações que vão impactar positivamente no atendimento ao cidadão”, disse.
A chefe da 27ª Ciretran de Pontes e Lacerda, Nágela Franco Balieiro, também enalteceu o evento. “No encontro temos a oportunidade de obter conhecimento de várias áreas do Detran e vamos levar esse conhecimento para as nossas unidades no interior para que possamos melhor atender a população”.
Programação
Nos três dias de encontro, serão tratados temas como saúde e segurança no trabalho, esclarecimentos sobre o registro de ponto, férias, remoções e licenças. Também serão abordados assuntos relacionados à área de Veículos, como transferência digital do veículo, troca de placa, digitalização de processos, entre outros.
Na parte da Habilitação, os servidores terão informações sobre o processo de formação de condutores no Estado, banca examinadora, demandas da vistoria veicular e atribuição e competências da coordenadoria e gerência de suporte de habilitação, veículos e credenciados.
Também serão abordados sobre procedimentos administrativos relacionados à correição, aspectos legais e operacionais da fiscalização de trânsito, procedimentos administrativos relacionados à infração de trânsito, procedimentos éticos, ações educativas e ações de formação de trânsito no âmbito do Detran-MT.