Notícias

Voltar Blitz educativa leva informações de segurança no trânsito para frequentadores de bares da região da Morada do Ouro

11 de Maio de 2023 às 15:10
Ação “Amigo da Rodada” faz parte da campanha Maio Amarelo em MT e visa sensibilizar sobre os riscos da associação de bebida alcoólica e direção
Lidiana Cuiabano | Assessoria/Detran-MT

Ação "Amigo da Rodada" em bares da região da Morada do Ouro, em Cuiabá-MT - Foto por: Secom-MT
Ação
A | A
Bebida e direção, uma combinação que não dá certo. A mensagem foi reforçada pelas equipes das forças de segurança pública na noite desta quarta-feira (10.05) durante abordagem aos frequentadores dos estabelecimentos da região da Morada do Ouro, em Cuiabá, na ação integrada “Amigo da Rodada”.

A blitz educativa faz parte da programação da campanha Maio Amarelo 2023 e tem a intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação da bebida alcoólica e direção. Na abordagem, algumas pessoas tiveram a oportunidade de fazer o teste do etilômetro e receberam orientações sobre as implicações legais àqueles que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.

A servidora pública Mirian Duarte foi uma das abordadas. Ela realizou o teste do etilômetro e foi escolhida a amiga da rodada, por não estar ingerindo bebida alcoólica. “Fui escolhida a amiga da rodada e vou levar a minha família embora para casa em segurança”, falou.

A analista do serviço de trânsito do Detran-MT, Zoraide Benevides, destacou o importante papel educativo do Detran na sensibilização dos motoristas para condutas mais seguras no trânsito. “Nosso papel é de sensibilizar as pessoas sobre as causas dos acidentes de trânsito, pois perdemos muitas vidas todos os anos em acidentes que poderiam ser evitados, como nos acidentes provocados por ingestão de bebida alcoólica e direção”, observou.

¿¿¿

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente coronel PM Monalisa Furlan Toledo, destacou que o objetivo da ação não é punir o cidadão mas, sim, que ele faça a ingestão da bebida alcoólica de forma consciente, “e se for beber, que não dirija”, reforçou.

Também presente na ação, o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente coronel PM Adão César Rodrigues, destacou sobre as penalidades ao condutor que é flagrado alcoolizado na direção de veículo. “Dirigir sob efeito de álcool implica em muitas penalidades ao cidadão, não somente administrativa, com aplicação de multa, recolhimento do veículo e pontuação na CNH, mas também criminal, além de ter reflexo na insegurança no trânsito”, enfatizou.

¿¿¿

Em uma abordagem de fiscalização de trânsito, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido no teste do etilômetro é preso em flagrante, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime de embriaguez ao volante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

A ação educativa “Amigo da Rodada” foi realizada de forma integrada entre o Detran-MT, Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia MIlitar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.