Notícias

PORTARIA PUBLICADA

Detran-MT regulamenta o cadastro de professores para desempenho das atividades de ensino


16 de Outubro de 2024 às 16:17
O objetivo é recrutar pessoas com formação e experiência para atuar como docentes, monitores e coordenadores de cursos
Roberto Felippe Santiago | Detran-MT


Detran-MT
A | A

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) publicou uma nova portaria que regulamenta o cadastro de professores para a Escola Pública de Trânsito. O documento foi publicado na quarta-feira (16.10), no Diário Oficial do Estado.

A Portaria nº499/2024 estabelece que servidores públicos estaduais, profissionais de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e psicólogos credenciados pelo Detran-MT podem se cadastrar para atuar como professores nas atividades de ensino oferecidas pela Escola Pública de Trânsito.

O objetivo é recrutar pessoas com formação e experiência para atuar como docentes, monitores e coordenadores de cursos a serem ofertados na área da segurança viária. As aulas podem ocorrer de forma presencial, à distância, remota ou em um modelo híbrido, dependendo das necessidades da escola.

A Escola Pública de Trânsito oferece diversas atividades de ensino na área da segurança viária realizadas por professores que assumem diferentes funções:

Docentes: São responsáveis por planejar e dar aulas, de acordo com as diretrizes da escola. Também preparam materiais didáticos, aplicam e corrigem avaliações, e registram as atividades realizadas. Além disso, os professores participam de eventos educativos organizados pela escola, acompanham o desempenho dos alunos e garantem um ambiente de aprendizado adequado. Eles precisam estar sempre atualizados sobre as regras e normas de segurança viária e devem comparecer a reuniões e eventos pedagógicos quando convocados.

Monitores: Ajudam na organização e execução das aulas, oferecendo suporte ao professor e auxiliando na preparação do material didático. Durante as aulas, eles ficam à disposição para tirar dúvidas dos alunos e ajudar no desenvolvimento das atividades educativas.

Coordenadores: Supervisionam o planejamento e a execução de cursos e eventos de formação na área de segurança viária, oferecendo suporte pedagógico para o bom andamento das aulas. Também são responsáveis por organizar os recursos necessários e elaborar um relatório final de cada curso, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias para futuras edições.

Os docentes têm algumas obrigações adicionais, incluindo a elaboração de planos de aula com antecedência, envio de materiais didáticos para aprovação, e a necessidade de estar no local das aulas 15 minutos antes do início para verificar o ambiente e os recursos disponíveis. Eles também precisam avisar a coordenação sobre qualquer imprevisto que possa afetar a realização da aula e cumprir a carga horária completa.

Os professores devem participar regularmente de atividades de capacitação, como a Semana Pedagógica da Escola Pública de Trânsito. A presença é obrigatória, e a falta injustificada pode levar ao cancelamento do registro como docente na escola.

A portaria também deixa claro que a convocação dos profissionais cadastrados com base nos requisitos estabelecidos será realizada de acordo com a demanda de cursos da Escola Pública de Trânsito.

A portaria com as áreas de formação requeridas, demais informações e seus anexos estão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola, no endereço www.escola.detran.mt.gov.br   

Os interessados deverão realizar o cadastramento como professor AQUI.