Detran-MT realiza treinamento anual de formação de condutores em Mato Grosso
14 de Novembro de 2024 às 09:23
O evento proporcionou aos presentes acesso a novas metodologias, abordagens e estratégias de ensino
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, a 2ª Edição do Treinamento Anual de Formação de Condutores de MT, direcionado aos proprietários de Centro de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. O evento aconteceu no auditório da sede do órgão, em Cuiabá.
Presente na abertura do treinamento, o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, citou que em Mato Grosso o Detran conta com cerca de 5 mil credenciados, dos quais aproximadamente 3 mil são CFCs. “Só de aula teórica são realizadas, diariamente, cerca de 10 mil, além de 6 mil aulas práticas por dia”, ressaltou.
O presidente apontou ainda a implantação do sistema de telemetria para fazer o monitoramento e controle das aulas ministradas pelos CFCs. “Em breve o site do Detran irá trazer o ranking das autoescolas, tanto da prova teórica quanto da prova prática”, disse.
O presidente cobrou ainda uma maior adesão dos CFCs nos projetos sociais do Estado, como a CNH Social, e afirmou que buscará também a expansão dos serviços de habilitação para os municípios cujas prefeituras, em parceria com o Detran-MT, já oferecem o atendimento de veículos, mas não de habilitação.
O coordenador de Formação do Condutor, Guilherme Rangel Santos, falou que a segunda edição do treinamento anual de formação de condutores têm o objetivo de trazer melhorias para o índice de aprovação dos CFCs, para que eles saiam do treinamento com um arcabouço intelectual maior e tenham acesso a novas metodologias, abordagens e estratégias de ensino.
“Esse encontro é de suma importância para nós, porque é uma forma de interação entre o CFC e o Detran. Então, nós precisamos muito desses momentos, para que algumas situações sejam resolvidas, para que nós venhamos aqui receber novos conhecimentos e trazer as nossas demandas”, comentou a presidente da Associação Norte de CFC, Nilza Rieger.
Durantes os dois dias de treinamento foram abordados assuntos como: dinâmicas físicas das colisões; CNH Social e seus desdobramentos; especificidades dos ensinos à distância e remoto; práticas andragógicas; morbimortalidade e comportamento no trânsito; abordagem, acolhimento e metodologias no atendimento ao candidato PcD e gestão de negócios para autoescolas.
O evento foi encerrado com uma apresentação teatral de alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Eunice César de Mello, que fazem parte do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), com a peça Trânsitorama.