Notícias

Escola Pública de Trânsito capacitou mais de 1,7 mil na área da segurança viária

15 de Julho de 2024 às 10:23
Cursos contribuíram com a formação de servidores do Detran em diversas áreas, como atualização de agente de trânsito, direção defensiva, auditoria documental em processos de credenciados e eventos de capacitação, além de parceria para formação e capacitação de PMs
Roberto Felippe Santiago | Detran-MT | Detran-MT

Kamila Nascimento/Detran-MT
A | A
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou no primeiro semestre do ano seis cursos na área da segurança viária e suporte técnico em dois eventos de capacitação. No total foram emitidos 1.703 certificados, sendo 1.559 certificados de conclusão de cursos e 144 de participação nos eventos.

De janeiro a junho foram ofertados cursos estrategicamente planejados para atender as demandas específicas de diversos públicos, assegurando uma abordagem abrangente e especializada, compreendendo os cursos de Formação de Agente de Trânsito, Atualização de Agente de Trânsito, Direção Defensiva e Auditoria Documental em Processos de Credenciados.

O corpo discente dos cursos foi formado por servidores do Detran-MT, policiais militares, servidores públicos estaduais e municipais e sociedade em geral. Excepcionalmente, foram atendidos servidores da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Os cursos de formação e capacitação dos policiais militares ocorreram em colaboração com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP).  Essa parceria, além da atualização da formação dos policiais em atividade nas ações de fiscalização viária, viabilizou, de forma inédita, a formação dos policiais militares como agentes de trânsito ainda durante o estágio de preparação para o ingresso na carreira.

Os eventos realizados no primeiro semestre do ano foram promovidos pelo Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-MT) e pela Diretoria de Fiscalização e Educação para o Trânsito, com o suporte da Escola Pública de Trânsito, sendo, respectivamente, o VI Encontro dos Órgãos e Entidades de Trânsito de Mato Grosso e o I Encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

“Foi um semestre letivo bastante intenso na Escola Pública de Trânsito, com a oferta de cursos variados e o suporte à realização de eventos significativos para a segurança viária do Estado”, destacou a coordenadora Renata Freitas.

Os 1.703 certificados expedidos na área da segurança viária somam o total de 132.576 horas de capacitação.

“Estamos investindo nas capacitações, formações, que refletem diretamente na melhoria da qualidade do atendimento prestado ao cidadão e também na construção de um trânsito mais seguro a todos”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.