Seminário Estadual debate segurança viária e educação para o trânsito

20 de Setembro de 2023 às 05:52
Assessoria | Detran-MT

Detran-MT
A | A
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou, na terça-feira (19.09), o Seminário Estadual de Segurança Viária e Educação para o Trânsito, em Cuiabá. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro.

Foram realizadas palestras ao longo do dia levando a tônica temas, como o panorama atual e agravos dos sinistros de trânsito em Mato Grosso, ações e metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em Mato Grosso, a educação como base da segurança viária, elencando algumas das ações educativas realizadas ao longo do ano pelo Detran-MT.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou as ações realizadas pelo órgão de educação para o trânsito, entre elas o programa Conexão DNIT.

Já a Polícia Rodoviária Federal abordou a aplicação das políticas públicas nas rodovias federais do Estado de Mato Grosso para a redução de sinistros de trânsito.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar explanou sobre as operações de fiscalização e alguns projetos sociais que contribuem para sensibilização na segurança no trânsito, como a ação integrada Amigo da Rodada.

A coordenadoria de Fiscalização do Detran-MT levou a reflexão sobre o papel da normatização e fiscalização de trânsito na segurança viária para construção de um trânsito mais seguro.

A diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, destacou que o Seminário atingiu o propósito, de unir esforços entre instituições das esferas federais, estaduais e municipais, além do Judiciário, para fomentar iniciativas, projetos e campanhas voltados à segurança no trânsito.

“Promovemos um amplo debate sobre educação e fiscalização, além de demonstrar a importância das organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS para que Mato Grosso atinja a meta, até 2030, de redução dos sinistros e mortes no trânsito”, observou a diretora.

Participaram do evento servidores do Detran-MT e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério Público, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições.