05 de Maio de 2024 às 07:03
Os serviços estão disponíveis pelo aplicativo MT Cidadão ou no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br)
Roberto Felippe Santiago | Detran-MT
Kamila Nascimento/Detran-MT
Mais de 20 serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) podem ser feitos de forma online pelo site da autarquia ou pelo aplicativo MT Cidadão. A disponibilidade dos serviços online proporciona mais praticidade, agilidade e evita o deslocamento dos cidadãos a unidades do Detran, otimizando tempo e recurso.
“Já temos mais de 20 serviços na área de Habilitação e Veículos disponíveis online para toda a população mato-grossense. Entre eles, dois que são os mais procurados, a emissão do Licenciamento e a Renovação da CNH. A atual gestão tem priorizando a oferta de mais serviços de forma online, para facilitar a vida do cidadão”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Podem ser realizados de forma online os seguintes serviços:
“Já temos mais de 20 serviços na área de Habilitação e Veículos disponíveis online para toda a população mato-grossense. Entre eles, dois que são os mais procurados, a emissão do Licenciamento e a Renovação da CNH. A atual gestão tem priorizando a oferta de mais serviços de forma online, para facilitar a vida do cidadão”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Podem ser realizados de forma online os seguintes serviços:
- Renovação da CNH;
- Emissão do Licenciamento Anual;
- Transferência veicular digital;
- Segunda via da CNH;
- Troca para CNH definitiva;
- Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
- Troca para Placa Mercosul;
- Segunda via de CRV
- Inclusão de financiamento;
- Baixa de financiamento;
- Requerimento para condutor PCD;
- Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
- Emissão de certidão do condutor;
- Consulta de informações de veículos;
- Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;
- Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito);
- Indicação de Real Infrator (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito).
Importante ressaltar que, para os serviços de troca para placa Mercosul, mudança de município e transferência de propriedade, é necessária a realização de vistoria veicular, que deve ser agendada através do próprio aplicativo ou pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br).
Serviços presenciais
Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor e regravação de chassi.
Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento, que deve ser feito pelo site do Detran.
Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque-Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br.
Whatsapp
Além dos serviços listados acima, o Detran-MT disponibiliza, também, atendimento via Whatsapp, por meio do número (65) 9 9933-9318.
O canal fornece respostas para as perguntas feitas com mais frequência, sendo uma alternativa para quem tem dificuldades para acessar o site oficial do órgão. Por ser um canal automatizado, ele funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Serviços presenciais
Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor e regravação de chassi.
Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento, que deve ser feito pelo site do Detran.
Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque-Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br.
Além dos serviços listados acima, o Detran-MT disponibiliza, também, atendimento via Whatsapp, por meio do número (65) 9 9933-9318.
O canal fornece respostas para as perguntas feitas com mais frequência, sendo uma alternativa para quem tem dificuldades para acessar o site oficial do órgão. Por ser um canal automatizado, ele funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.